Compareceram à reunião: Professora Drª Maria Ivonete Santos Silva (coordenadora do grupo), os doutorandos Marise Gândara Lourenço, Tatiele da Cunha Freitas e Tiago Marques Luiz, e a mestranda Ana Paula Silveira.

Pautas: definição do calendário do Criticum para o segundo semestre de 2016 e definição dos estudos do Criticum a serem realizados no segundo semestre de 2016.

Ao dar início à reunião do Criticum, a Profa. Maria Ivonete sugeriu que discutíssemos se manteríamos o mesmo formato de trabalhos do grupo até então desenvolvido ou pensaríamos num novo formato de trabalho. Após deliberações gerais, ficou decidido pela manutenção do modelo já desenvolvido, ou seja, de definirmos um cronograma de estudos, cujos referenciais teóricos e literários estejam relacionados aos projetos de pesquisa em desenvolvimento pelos integrantes do grupo. Antes da aprovação do calendário, Tatiele sugeriu que os encontros do Criticum voltassem a acontecer às quintas-feiras, o que foi deliberado após todos se manifestaram favoráveis à alteração. Sendo assim, Tatiele sugeriu que no segundo semestre de 2016 o Criticum realizasse quatro encontros. Em cada um deles, um integrante do grupo ficará responsável pelo estudo dirigido, bem como pela divulgação dos referenciais teóricos aos demais integrantes. Após deliberação coletiva, o calendário do Criticum ficou definido da seguinte maneira:

1° encontro: 18 de agosto de 2016 (sob a responsabilidade de Ana Paula);

2° encontro: 15 de setembro de 2016 (sob a responsabilidade de Marise);

3° encontro: 06 de outubro de 2016 (sob a responsabilidade de Tiago);

4° encontro: 10 de novembro de 2016 (sob a responsabilidade de Tatiele)

O último encontro (10 de novembro de 2016) também será reservado para avaliação do semestre do Criticum e definição de agenda próxima. Após definição de agenda, Tatiele nos disse da necessidade de criação de uma revista eletrônica para o Criticum no intuito de mostrar que as reuniões do grupo têm segmento, ou seja, de divulgar o que o grupo tem feito/produzido em relação às discussões teórico-literárias por ele promovidas, bem como impulsionar publicações da pós-graduação em Estudos Literários. Neste ponto, Tatiele e Tiago manifestaram interesse em providenciar a produção e manutenção da revista eletrônica. A Profa. Maria Ivonete, então, nos disse da importância de que mais integrantes do grupo assumam a responsabilidade de manutenção da revista, já que isto propiciaria maior flexibilidade de trabalho, bem como poderá evitar que a revista fique desassistida, caso Tatiele ou Tiago estejam comprometidos com outras atividades. Tatiele, dessa forma, se prontificou a verificar (em relação à criação da revista eletrônica) quais os custos para a produção; como se dão as classificações das revistas eletrônicas (Qualis) e se somente doutores podem compor o conselho editorial de uma revista. Nada mais para constar, eu, Ana Paula, fiquei responsável pela sistematização destes registros.