Compareceram: Laura Coradi, Luana Fidêncio, Edna Fátima de Assis, Tiago Marques, Tiago Abreu e Natália.


Pauta:

A reunião do dia 11/05 foi relativa à apresentação do texto “La teoría estética de Federico Garcia Lorca”, empreendida por Laura Coradi, membro do grupo.
A reunião foi coordenada pelo membro Tiago Marques em substituição à professora Maria Ivonete. O texto apresentado por Laura Coradi estava, segundo ela, relacionado à sua pesquisa de iniciação científica.
Na prévia em que realizou a contextualização do texto e do assunto de sua apresentação, a pesquisadora ressaltou que são raras as oportunidades de se encontrar materiais sobre Federico Garcia Lorca e o texto “El juego del duende”. E que, de modo em geral, a obra teórica do autor espanhol ainda é pouco conhecida.
Lembrou também que a produção deste autor tem uma reconhecida ligação com a cultura popular espanhola. E que as suas obras possuem uma forte marca popular, principalmente da expressão popular característica da Andaluzia, região do autor. Essa relação com a cultura popular, lembra Laura Coradi, ocorre com muitos outros escritores, como se dá no caso de Calderón de la Barca, por exemplo.
Em seguida, falando propriamente sobre o texto de “El juego del duende”, Coradi lembra que o texto é referente à uma conferência proferida por Garcia Lorca em Buenos Aires, no ano de 1933. O tema dessa conferência girava em torno de uma nova teoria baseada na cultura espanhola, marcada pela presença da morte. A cultura, segundo argumenta Garcia Lorca, estava dividida na cultura Flamenca, nas Touradas e no Catolicismo. E é nesta teoria que Garcia Lorca instala a figura do duende. Laura Coradi procedeu em seguida à leitura do texto texto “La teoría estética de Federico Garcia Lorca” de modo a intercalar os trechos em espanhol com explanações que demostravam a relação da sua pesquisa com este referido texto.
Houve intervenções dos colegas. Tiago Marques procedeu à indicação de fontes bibliográficas e demais leituras relacionadas com o tema do texto apresentado por Coradi. Luana Fidencio apontou o que considerava proximidades interessantes entre o tratamento da morte empreendido por Garcia Lorca ao longo de sua conferência sobre o “El juego del duende” e o modo como os artistas do começo do século XX estavam lidando com o inconsciente e demais temas privilegiados pela psicanálise e pelo próprio Freud, contemporâneo dos artistas da geração de Garcia Lorca.    
Para o próximo encontro, dia 08 de junho de 2017, foi relembrado o fato de que a apresentação seria a cargo do membro do grupo Tiago Abreu.

Com isso, finalizou-se a reunião.